Foi lançado nesta terça o Precise Puppy 5.4, usando a base do Ubuntu Precise Pangolin 12.04.1. O sistema é compatível com pacotes deb para o Ubuntu 12.04, permitindo rodar diversos programas nele - muito melhor do que as primeiras versões do Puppy, onde a instalação de outros aplicativos podia ser mais complicada.
A versão de número 5.4 é apenas uma distinção da distro, já que há versões do Puppy com as mais diferentes bases. A edição Wary 5.3 foi baseada em pacotes do Slackware. Esta 5.4 é baseada no Ubuntu 12.04, que não é o mais recente (o 12.10 foi lançado há poucos dias) mas tem muitos pacotes compatíveis.
Diversas coisas foram atualizadas no sistema, especialmente o Puppy Package Manager (PPM) e as ferramentas de configuração. As notas de lançamento trazem os detalhes.
A imagem ISO do sistema tem apenas 157,5 MB. Não é tão pequena como o SliTaz ou TinyCore, mas ainda assim nem se compara com as ISOs tradicionais de 700 MB ou mais.
O sistema normalmente é tido como leve, mas não é necessariamente uma alternativa para PCs muito antigos, pelo menos não nesta versão. O kernel incluso é o 3.2.29 com suporte a PAE (para acesso a mais de 4 GB num sistema de 32-bit), exigindo também pelo menos um processador i686. Apesar de rodar na maioria dos processadores i686, em geral os Pentium M ficam de fora pela falta do suporte a PAE. Uma versão sem suporte a PAE deverá ser publicada em breve.
download: http://bkhome.org/blog/?viewDetailed=03063
Sem comentários:
Enviar um comentário