O Windows depende de uma quantidade de arquivos para manter um bom funcionamento por ser um sistema operacional relativamente grande. Como a grande parcela dos usuários não entende de computação, a Microsoft adicionou um recurso simples, mas eficiente, de ocultar os arquivos fundamentais para o Windows não sejam deletados acidentalmente.
Entretanto, nem todos os arquivos podem ser confiáveis. Sabemos muito bem que a Internet é um espaço repleto de pessoas mal-intencionadas, com objetivo de criar programas para obter suas informações pessoais ou simplesmente para danificar seu computador.
Com a evolução dos antivírus e outros softwares especializados em capturar outras ameaças, os vírus estão se aprimorando para conseguirem se infiltrar no sistema, formando-se um ciclo vicioso. Por exemplo, alguns vírus escondem-se na forma de um arquivo oculto para não ser detectado.
Revelando um vírus oculto
USB Show é mais focado em encontrar todos os arquivos ocultos em pen drives e discos externos, mas também pode ser usado para verificar seu computador por completo.
Para isso, basta seguir um único passo: você clica em “Recovery the hide files” — ou “Recuperar archivos ocultos” para quem optou pela versão em espanhol — e seleciona a pasta ou disco para buscar os arquivos escondidos. Depois de concluída a verificação do disco, faça a varredura com o antivírus no local.
Tenha cuidado em não deletar os arquivos exibidos após o USB Show ter analisado o computador, porque ele mostra até mesmo pastas importantes para o sistema. Além do mais, é possível que não haja nenhum vírus, por isso, espere o resultado do antivírus e apague apenas o que for, de fato, algo que vá infecctar o disco.